Carta Mensal

01.12.2022 - Carta ao cliente

Ribeirão Preto, 01 de dezembro 2022

Prezado Cliente,

Um mês após as eleições, a política funciona a pleno vapor. As lideranças se mobilizam, os partidos políticos articulam suas representações em busca dos espaços nos novos governos, estaduais, federal, além, claro, e, sobretudo, no legislativo.

Isto tudo, nesta efervescência acima do normal para períodos como este, acontece, basicamente, por duas razões. O governo Bolsonaro amassou, atacou, forçou, agrediu as instituições de forma nunca vista antes, o que obstruiu o adequado funcionamento da política, no sentido da negociação, articulação e ocupar espaço. Em segundo lugar, porque o orçamento para o próximo ano não contempla o que a sociedade decidiu nas eleições.

O foco aqui são os aspectos atinentes a economia.

A sociedade brasileira, nas urnas, decidiu que precisa de um resgate social (dado o enorme fosso aberto nos últimos anos). Também deixou claro que não aceita inflação mais elevada.

Isto posto, toda a sociedade – o que inclui por óbvio, o “mercado” - todas as forças políticas, movimentam-se em uma disputa para buscar um novo arranjo que é exatamente a forja do novo ciclo. Ou seja, os vetores da sociedade vão colocando suas energias para apontar qual alocação será feita. Inclui-se nisto, quais serão as reformas que serão propostas, quais programas de governo continuarão, quais serão reformulados, se novos serão criados e assim por diante. Enfim qual será a política econômica.

Nos pesos e contrapesos de todo o funcionamento do chamado Estado Democrático de Direito, nota-se, estranhamente, até então, que o atual presidente da república preferiu o silêncio, apesar  de ter recebido praticamente metade de todos os votos, ter eleito todos os governadores do sudeste, dois no sul, no centro oeste, ter feito a maior bancada na Câmara Federal etc.

Isto é relevante e traz ao país a continuidade da incerteza, da descrença, um comportamento infelizmente arredio de parte importante dos brasileiros. Com certeza essa postura atrapalha muito a conjuntura econômica.

Mais uma vez, aproveitamos para desejar a todos nossos clientes e amigos um Santo Natal e que tenhamos um próspero 2023.

Atenciosamente,

Nelson Rocha Augusto

Observação: Central de Atendimento Banco Central do Brasil (DDG) 0800 979 2345

Topo