Carta Mensal

01.02.2023 - Carta ao cliente

Ribeirão Preto, 01 de fevereiro de 2023.

Prezado Cliente,

A somatória dos fatos ocorridos em janeiro, suas gravidades e intensidades, trouxeram ao Brasil, uma dificuldade enorme para a gestão nos mais diversos setores.

O país tão dividido politicamente, deu início a novos governos, novas gestões.

No governo federal, por exemplo, foram redesenhados praticamente todos os ministérios e secretarias com substituição de milhares de pessoas cujos poderes de decisão impactarão nos mais diversos órgãos. Também nos estados houve relevantes modificações nas gestões.

Em meio a isto tudo, assistimos estupefatos a invasão de vândalos nos ícones da representação dos três poderes da nação.

Como se não bastasse esta turbulência, ainda foi desnudada, aparentemente, a maior fraude contábil da história do mercado de capitais privado do Brasil (Americanas).

As instituições brasileiras resistiram e funcionaram, o mês de janeiro terminou bem menos tenso. As dificuldades, os problemas permanecem, óbvio, mas os encaminhamentos indicam, por enquanto, haver um caminho na retomada da normalidade.

A precificação dos ativos financeiros demonstra de maneira cristalina o adequado funcionamento das engrenagens das instituições brasileiras. O real valorizou 4% frente ao dólar americano, as taxas de juros futuros oscilaram bastante, mas fecharam o mês praticamente no mesmo nível que abriram.

O valor das empresas brasileiras de capital aberto, medido pelos índices da bolsa de valores subiram algo próximo de 3,5% neste primeiro mês de 2023.

Hoje, tomará posse o novo Congresso Nacional, iniciando os trabalhos com as importantíssimas eleições dos presidentes das duas casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal) além das composições das diversas comissões. O Supremo Tribunal Federal também volta do período de recesso. Como é sabido, todos estes fatores são fundamentais para definirem a Política Econômica e influenciam diretamente toda a sociedade brasileira, particularmente a economia.

O Brasil passa por um período que clama por reformas em vários aspectos, pois claramente está disfuncional no social, político, educacional, ambiental, econômico e em sua inserção global.

Tanto a experiência brasileira, quanto a internacional demonstram de maneira inequívoca que, com todas as dificuldades, a democracia é a melhor forma para uma sociedade repactuar como encontrar o caminho do desenvolvimento sustentável. Este, é coletivo, com todos, sem exceção.

A tarefa é dificílima e de longo prazo, o Brasil tem muito trabalho pela frente.

Atenciosamente,

Observação: Central de Atendimento Banco Central do Brasil (DDG) 0800 979 2345

Topo